Sobre nós

Ao longo dos seus 30 anos de existência, a Casa Redonda vem sendo um espaço na natureza, aberto ao encontro sensível com a Vida presente nas crianças, nos jovens e nos adultos que aqui vão descobrindo o seu lugar de expressão.

Citando Guimarães Rosa – “ora afinando, ora desafinando" vamos todos aprendendo que somente o verdadeiramente vivido sobrevive. “Verdade maior é o que a vida nos ensina”, diz nosso grande escritor.

Somos uma Escola? Sim, se nos reportarmos à etimologia da palavra escola, que em grego (skhole) quer dizer “Tempo Livre”. Sabemos que fazemos parte de uma CASA onde a cada dia arredondamos o sonho de esperançar uma humanidade que aceite a gratuidade da vida, assim como as crianças, ao BRINCAR, entregam-se à liberdade de SER, aqui e agora, em toda a sua inteireza.

Sabemos também que nosso lema como educadores na Casa Redonda está expresso nesta simples quadrinha de um saudoso amigo português, o professor Agostinho da Silva:

Da vida eu quero ter
Pé bem firme em leve dança
Com todo o Saber do adulto
E todo o Brincar de criança.

Recebemos aproximadamente 30 crianças, entre dois e meio e seis anos de idade, todas as manhãs para Brincar. Re-unidas, elas compartilham os espaços da Casa Redonda criando suas próprias brincadeiras, escolhendo espontaneamente diferentes atividades individuais ou em grupo. Elas se integram e interagem movidas por interesses comuns, independentemente de sua faixa etária. Inexistem classes ou separações artificiais por idade.

Os adultos que as recebem são cerca de seis educadores que podem ser chamados de Professores Brincantes. Suas formações universitárias são significativamente ampliadas através da reflexão constante sobre a experiência vivida com as crianças, que são os verdadeiros sinalizadores de suas práticas educacionais.

É sobre o reconhecimento e conhecimento da existência de um modo próprio de SER CRIANÇA que pautamos nossas atividades afirmando a presença de uma CULTURA INFANTIL, cultura esta que afirma o BRINCAR como uma linguagem universal de conhecimento, iniciando o ser humano em sua trajetória de eterno aprendiz.

Brincando, as crianças se consagram a um reino cuja substância é a Unidade e a Alegria.

O Brincar une. Esta é a lição de grandeza, beleza e humanidade que aprendemos com as crianças.

A Criança, o Brincar e a Natureza estão intimamente afinados na nossa visão de educação Infantil na Casa Redonda.