Reflexões

É da realidade concreta da ação do professor que poderá vir a se instaurar o movimento de transformação. É sobre a reflexão constante de sua prática dentro da classe que o professor levantará as questões a serem refletidas pela escola e que conjuntamente com outros professores e com os demais profissionais que participam da comunidade escolar permitirá a participação de todos nas discussões e decisões que se façam necessária para o desenvolvimento dos processo educacional.

Somente dentro desta tomada de consciência poderá vir a fluir, de cada pessoa do professor, a energia revitalizadora de um processo que, transformando a escola num espaço de vivencia e convivência humana, transforme simultaneamente o professor num ser criativo porque participante do movimento de sua própria regeneração.

Nesse processo de ir escrevendo, deixando a expressão tomar a dinâmica do que vai sendo também sentido de momento, em impulso, cujos significados mais tarde serão de fato melhor compreendidos, aprendi que o produto é sempre um corte transversal de um fluxo, estando este vinculado a uma produção que se vai produzindo constantemente.

Trecho do livro de Maria Amélia O professor: uma pessoa guardada e aguardada publicada em 1980.

" Se é possível dizer-se que o homem coletivamente se afasta cada vez mais da verdade, também pode ser dito que de todos os lados a verdade está acercando-se cada vez mais do homem. Quase poderia ser dito que, a fim de receber o contato dela, o que no passado exigia uma vida inteira de esforço, tudo o que agora só lhe pede é para não se esquivar. E, no entanto, como isto é difícil!"

Martin Luther King, citado do livro Small is Beautiful de E. F. Schumaker.
Ancient Belief and Modern Supertitions -