Cultura da Infância

A cada manhã, a Casa Redonda compartilha de uma experiência única ao conviver com a alegria expressa na movimentação espontânea das crianças. Brincando, elas ocupam o espaço em toda a sua dimensão e as brincadeiras vão surgindo aqui e ali, dentro de um ritmo natural favorecido pelo encontro com outras crianças e pela liberdade que lhes permite viver seu próprio tempo: o momento de chegar e iniciar suas escolhas que sempre envolvem desafios ao próprio crescimento.

Se acompanharmos uma criança durante apenas uma manhã, como professores, seremos surpreendidos pela variedade e qualidade de experiências vividas por elas em suas brincadeiras e perceberemos nitidamente a presença de um fio condutor que percorre passo a passo aprendizagens significativas envolvendo as várias linguagens de conhecimento.

Curiosa, indagadora, exploradora, sempre disposta a ir adiante, enfrentado desafios constantes, atenta a tudo que ocorre à sua volta, a natureza humana que sabe Brincar presente nas crianças confirma que o desenvolvimento destas processa de uma forma sistêmica, sem fragmentações, em que tudo está ligado a tudo.

Garantir esta iniciação, este modo próprio de se comunicar com o mundo na Infância, é, uma das bases essenciais de um desenvolvimento saudável das crianças.

A Casa o Corpo o Eu - Filme / Ano 2013 from Escola Casa Redonda on Vimeo.