Encontro de Aprendizes

O grande desafio como educadores na prática diária com as crianças é nos aprimorar como pessoas abertas à aventura de confiar no potencial humano já presente nelas e aprender com elas o sentido que a vida em liberdade segue vivendo em si mesma, celebrada através de suas brincadeiras.

O saber nutrido na experiência é comum a todos os seres humanos, e esses saberes, frutos de uma reflexão na ação, tornam-se ferramentas que possibilitam a mudança e a formação necessárias à prática do professor. A própria ação é o ato vivo, o lugar da possibilidade de produção de conhecimento e de novos saberes. Nesse sentido, nenhuma metodologia poderá substituir o desenvolvimento de uma relação humana que qualifique e respeite os valores das observações de todos envolvidos no processo. Os momentos de conversa entre os professores, no qual há espaço para contar as experiências vividas diretamente com as crianças, foi, é e continuará sendo a pedra de toque que vem garantindo o aperfeiçoamento de nossa prática, alimentada por leituras, palestras e cursos que ampliam conhecimentos.

Sem refletir constantemente sobre a prática educacional e sem mergulhar profundamente na realidade do nosso sistema de ensino diante das transformações sociais às quais estamos expostos, não conseguiremos suprir a defasagem da formação dos nossos educadores e, consequentemente, não daremos o salto qualitativo necessário à reinvenção da escola do século XXI. Ouvir os professores em suas inquietações e corajosamente lançá-los como agentes de sua própria transformação, libertando-os da burocracia que os aprisiona, abrindo espaço para reflexões que possam responder às suas necessidades como pessoa e como profissional habilitado a apontar novos caminhos para uma educação que corresponda criativamente às questões do nosso tempo, eis o grande desafio da educação.

Sâo João - Filme / Ano 1999 from Escola Casa Redonda on Vimeo.